Como salvar um celular que caiu na água

Como salvar um celular que caiu na água, na privada, no mar... ou em qualquer líquido!

Equipamentos eletrônicos em geral são sensíveis a água, então se seu celular caiu em algum líquido é bom tomar algumas providências simples que poderão salvar seu bem querido! Mesmo que o seu ainda não tenha caído, é bom já saber o que fazer caso isso ocorra.

A primeira e mais importante dica é... SEJA RÁPIDO!! Se seu celular caiu na água, retire ele rapidamente de lá... em 10 segundos (em média) a água penetrará nos circuitos internos de seu aparelho. Se caiu numa privada, nada de "nojinho", meta a mão mesmo e retire ele logo de lá, loooooogo"! Depois de tirá-lo SEPARE TODAS AS PARTES, principalmente a bateria que é a fonte de energia! Salve o seu chip, e continue os procedimentos.

Se ele caiu na privada, na água do mar, ou num copo de xarope de guaraná do amazonas (eh, minha amiga conseguiu essa proeza! rsrs), então LAVE-O COM ÁGUA LIMPA, isso é muito importante! E atenção!! NÃO TENTE LIGAR O CELULAR MOLHADO... JAMAIS! Normalmente é isso que causa a perda do aparelho, pois alimentar com energia um circuito molhado pode gerar danos gerais no equipamento eletrônico. Depois que você retirou ele da água e o lavou (ou não), relaxe e não tenha mais pressa!

O próximo passo é secar tudo! Minha dica pessoal (como técnica em eletrônica) é, separar no máximo de partes que puder, enxugar com um papel toalha e DEIXAR SECAR NATURALMENTE, ou com um ventilador um pouco distante. Eu NÃO ACONSELHO a colocar seu celular num saco de arroz, ou coisas que recomendam na internet. Apenas deixe-o secar, secar bem, durante 1 ou 2 dias, sem pressa! Se você morar num lugar mais úmido, deixe de 2 a 3 dias secando. Caso o visor ainda fique molhado, tente desmontar apenas essa parte para secá-lo com um papel toalha ou pano seco. O mais importante é que o celular fique seco por dentro.

Depois de seguir essas etapas, monte o celular e ligue! Se você tiver feito tudo certinho É BEM PROVÁVEL QUE ELE VOLTE A FUNCIONAR NORMALMENTE. Caso ele não reaja, alguns dizem que pode esperar mais uns dias e tentar novamente... eu particularmente acho que após feitos esses procedimentos, se ele não ligar... "só lamento!" Mas se você fez tudo certinho, suas chances de salvar seu celular aumentam consideravelmente!

"Uma vez um amigo meu (também técnico em eletrônica/telecomunicações) estava indo fazer um trabalho em uma Ilha aqui em Pernambuco mesmo, ele levava um equipamento eletrônico profissional, pesado e muuuuuito caro! Fundamental para a montagem do evento que iria ocorrer nesse lugar! No caminho o barco virou, e quando o supervisor viu, lá estava meu amigo com o equipamento na cabeça, encharcado de água do mar. Ao chegar a Ilha, eles compraram num barzinho da praia mesmo muitas garrafas de água mineral. Então meu amigo começou a dar um banho no equipamento. (A essa altura do campeonato, imagine a tensão do supervisor vendo tudo aquilo, rsrsrs, mas técnico é técnico, loucura ou não, ele resolve!) Depois de molhar tudo, molhar mesmo, banhar aquilo de água mineral (para retirar o sal), ele desmontou o equipamento e deixou secar. Na praia tudo seca rápido, enquanto isso, acho que eles deveriam ter apreciado um carangueijo ou um peixe a beira mar, rsrsrs, brincadeira, rsrsrs. Mas, enfim, ele montou o equipamento novamente depois de seco e adivinhem?!!! Ele não funcionou! kkkkkkkk brincadeira de novo! Por incrível que pareça o equipamento voltou a funcionar e o evento ocorreu normalmente!"

É por essas e outras que dei as dicas lá em cima! Espero que lhes sejam úteis... 

Na Balsa \o/\o/

2 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Ontem meu celular caiu em uma privada, quando eu escutei ele caindo logo enfiei a mão na privada para o socorrer. Eu não sabai o que fazer, logo que o retirei o sequei e cometi um erro, o liguei para testar, ele ligou e desligou, eu tirei bateria, chip, cartao de memória e agora vamos ver...

  2. Anônimo disse...

    O meu caiu na priivada,imediatamente meti a mão na privada e o peguei...
    Porém,fiz uma coisa errada...Liguei ele imediatamente para ver se ligava!
    Depois disso,sequei ele com o secador.Aí ele ligou,mais quando toco nele,o sensor dele não responde,oq eu faço?

Postar um comentário