Backup Completo - Criando uma imagem do HD

Bom Galera, eu prometi 5 posts, e hoje seria restauração básica do sistema , mas como os posts iriam ficar muito parecidos vou passar para Restauração Completa do Sistema. Vamos a 1ª parte desse tutorial, vou mostrar como fazer uma imagem do HD, é um backup com todo o sistema dentro, isso é ideal para reverter falhas no sistema. Já que restaura o sistema inteiro como numa formatação, mas sem a parte chata de reinstalar todos os drivers e programas . O ideal é faze-lo após uma formatação quando terminar de instalar tudo que você essencial ( drivers e programas ).

Programas necessários.
Download:
Acronis True Image

Criando o Arquivo de Imagem de um HD

01. Esta é a janela principal do True Image, onde todas as suas opções são exibidas. Para iniciar o processo de backup, clique em Backup, primeira opção disponível na janela, destacada na imagem abaixo.





02. Esta tela é a introdução do assistente de backup; basta clicar em Next> para continuar (este procedimento deve ser repetido para passar pelas outras etapas do assistente).


03. Agora você deve definir qual será o procedimento de backup a ser feito. Agora, vamos nos limitar a fazer um backup de HDs inteiros, escolhendo a primeira opção, My Computer.

04. Agora, você deve selecionar, marcando na parte esquerda, quais HDs terão seus arquivos copiados para o arquivo de imagem. Lembre-se que você precisa ter um HD ou partição livre para armazenar o arquvio de imagem, quando este for criado.



05. Agora você precisa escolher onde o arquivo será armazenado, lembrando que você deve escolher outra localidade para o arquivo senão os HDs que serão copiados. Basta escolher a localidade numa partição livre (bem ao estilo Windows Explorer) e dar um nome ao arquivo (em Folder),



06. Agora, você deve escolher o tipo de arquivo de imagem que será feito.
Create a new full backup archive: Cria um arquivo completo de imagem, opção obrigatória para quem estiver fazendo o primeiro backup.
Create an incremental backup: Se você já tem um arquivo completo de imagem, esta opção permite fazer um arquivo menor, onde são guardadas apenas as diferenças entre o último backup (de qualquer tipo) e o atual, exigindo um menor tempo de criação. Porém, você para a restauração de uma imagem, todos os arquivos criados serão necessários.
Create a differential backup arquive: Esta opção é semelhante à anterior, mas consegue fazer a comparação apenas entre o HD atual e o último backup completo, ignorando backups incrementais feitos neste intervalo.



07. Para automatizar o processo, você pode deixar as opções padrão da criação de arquivos de imagem (Use default options), mas algumas configurações merecem uma olhada mais aprofundada. Por isso, escolha Set the options manually.


08a. Options > Archive protection: Você poderá proteger o arquivo backup com senha, bastando adicioná-la aqui (campos Enter the password e Confirm the password).


08b. Options > Compression Level: Você poderá definir um dos três diferentes níveis de compressão do arquivo de imagem (Normal, High e Maximun), ou desativá-la (None). Quanto maior o nível de compressão, menor o arquivo de imagem ficará, mas o processo de criação do mesmo consumirá mais tempo.

08c. Options >Additional Settings: Aqui, você pode ativar a validação automática do arquivo de imagem após sua criação, marcando a opção (Validate backup archive upon its creation completion). Este procedimento verificará se o arquivo de imagem copiou de maneira correta os HDs, garantindo a integridade dos dados.



09. Você também poderá adicionar comentários no arquivo de imagem saber com mais detalhes o que o mesmo representa.



10. O processo preparatório está concluído. Basta clicar em Proceed para iniciar a criação do arquivo de imagem.


Depois disso se houver algum problema no sistema você pode usar essa imagem para restaurar o pc. Continue lendo a 2ª parte desse tutorial , restaurando a imagem criada no acronis true image.


Na Balsa \,,/ (Oo) \,,/

0 comentários:

Postar um comentário