Backup com Programa

Como prometi , hoje mostrarei como fazer um backup com programa, vamos usar "Cobian Backup". O Cobian Backup é um dos poucos softwares gratuitos que oferecem mais de uma maneira de backup. Você pode optar por salvar um diretório, em outra unidade de disco, em um computador da rede ou até mesmo em um servidor na Internet, via FTP. Com ele da pra automatizar os backups e configurar horários e dias da semana em que ele deve fazer os backups. 
Download: Cobian Backup


Vamos ao que interessa!!




Instalando o Cobian Backup.





Para instalar o programa, basta executá-lo e aceitar o contrato de licença. Em seguida, clique em Avançar para continuar a instalação.

Selecione o diretório onde pretende instalar o programa. Se você optar por instalá-lo em um diretório onde exista uma versão antiga, o programa irá desinstalar a versão antiga e manter suas listas e sua configuração. Se você não deseja criar nenhum ícone no menu Iniciar, desmarque a caixa de seleção.

Este é o momento mais importante na instalação. Você precisa decidir se deseja instalá-lo como um aplicativo ou como um serviço. Um serviço é um aplicativo que SEMPRE é executado em segundo plano, mesmo quando nenhum usuário estiver conectado à máquina. Porque Cobian Backup 10 é um agendador, é fortemente recomendado instalá-lo como um serviço.

Se você instalá-lo como um serviço, deve levar algumas coisas em consideração: Se você instalá-lo sob a conta local do Sistema, você pode não ter acesso a outras máquinas na rede, por isso, se você está planejando acessar outras máquinas, selecione Instalar sob a conta. Entre, em seguida, a identificação do usuário e senha da conta a ser usada.

Alguns sistemas não permitem que contas tenham senhas em branco para executar um serviço, então use uma conta com uma senha. Se você estiver usando uma conta que pertence a um domínio, utilize a sintaxe Nomededominio\Conta.



Usando o Cobian Backup 10
Quando a instalação estiver concluída, você será capaz de acessar o programa através do ícone na bandeja do sistema ( perto do relógio do windows ). Dê um duplo clique no ícone 
Amanita(Cogumelo) para abrir o programa.





Criando minha primeira tarefa


No menu vá em Tarefa > Nova tarefa ou (ctrl + a ) ou clique no ícone de Relógio.
Quando você cria uma nova tarefa, uma caixa de diálogo aparecerá. Aqui, você precisará digitar um nome para a tarefa e selecionar o tipo de backup que deseja criar. Os tipos disponíveis são: Backup Completo, Incremental, Diferencial e Fantasma.



Tipos de Backup:
Completo apenas copia todos os arquivos.
Incremental copia somente arquivos novos e modificados DEPOIS do último backup 
Diferencial copia arquivos novos e modificados depois do ultimo backup COMPLETO. 
Fantasma não fará backup algum, você só pode usá-lo para executar alguns eventos, como iniciar programas, etc.




Na seção Arquivos.
Você precisa escolher a Origem (os arquivos e diretórios (pastas) que você deseja copiar) e o Destino (o lugar que guardará a cópia de seus arquivos). Você pode entrar com várias origens e destinos. 
OBS: Se você inserir vários destinos, uma cópia de seus arquivos será armazenada em cada destino.
Você pode fazer o backup de arquivos individuais, pastas ou sites FTP.







Na seção 
Programar.

Você pode selecionar quantas vezes quer que esta cópia de segurança seja executada. Você pode escolher entre: manual, diária, semanal, mensal, anual ou em intervalos de tempo, utilizando a opção Cronômetro.




Na seção Arquivo compactado ( só use a compactação use se for gravar em CD, DVD ).
Aqui você pode escolher se pretende criar um backup compactado, dividi-lo, e criptografar os seus dados com qualquer um dos métodos disponíveis




Na seção Exclusões ( Utilize essa configuração somente se precisar ).
É possível adicionar exceções à regra geral. Você pode adicionar arquivos a serem adicionados ao backup, ignorando os outros, ou você pode adicionar os arquivos que serão excluídos do backup.
Por exemplo, você pode adicionar a máscara *.mp3, o que significa que qualquer arquivo mp3 encontrado na fonte será ignorado.



Na seção Eventos ( Utilize essa configuração somente se precisar ).
Às vezes, pode ser necessário fechar um programa antes do backup começar. Alguns programas abrem arquivos no modo exclusivo, portanto um backup desses arquivos irá falhar se o programa estiver aberto.


Você pode usar os Eventos para resolver este problema. Por exemplo, adicionar um evento para fechar o programa (MS Word, no meu exemplo) antes de iniciar o backup. Quando a cópia de segurança termina o Word poderá ser aberto novamente, acrescentado outro evento para depois do final do backup, dizendo para executar o programa Word.




Na seção Avançado .
Às vezes, alguns problemas podem surgir com permissões. Suponha que seu serviço está sendo executado sob a conta A, mas você quer fazer backup dos arquivos que pertencem à conta B. Se A tiver poderes de administrador, então está tudo bem, mas se A for um usuário comum? 


Você pode “emular” o usuário B nesta tarefa. Dessa forma, as tarefas serão executadas como se A fosse B, e então terá acesso aos arquivos de B. Quando terminar as tarefas, o programa vai voltar a rodar sob o usuário A.






Para concluir, o Cobian Backup é uma ótima ferramenta de backup, muito leve, rápido, fácil de usar e em português - BR.


Até o próximo post!

Na Balsa \o/\o/




0 comentários:

Postar um comentário