O Mercado da Informática em Recife

OLHA O RECIFE AÍ GENTE!



O Mercado da Informática em Recife


Inovação e competitividade regem os investimentos das empresas do Porto Digital
Em oito anos de atuação, o Porto Digital se consolidou com os investimentos realizados na melhoria dos processos de desenvolvimento de sotfware e com a instalação de dezenas de empresas vindas de outras regiões da Região Metropolitana do Recife, de outros estados e até de outros países.

Entre os segmentos de TIC, destacam-se as produções de softwares para gestão, soluções para o sistema financeiro e de saúde, games, softwares para o setor de segurança, sistemas para gerenciamento de tráfego e transporte, usabilidade de software e soluções integradas para desenvolvimento de portais, extranets e intranets.

O cluster é composto, em sua maioria, por pequenas e médias empresas, porém multinacionais como IBM, Motorola, Samsung e Microsoft também estão presentes no Porto Digital. A IBM transferiu para a ilha a sua sede regional. A Motorola e a Samsung têm uma parceria com o C.E.S.A.R para desenvolvimento de softwares embarcados para celular.

Já a Microsoft está presente no Centro de Pesquisa XML, que funciona há dois anos no CAIS do Porto, resultado de uma parceria com o Porto Digital, Fisepe, HP, Qualiti, C.E.S.A.R, e o CIN, com o objetivo de desenvolver tecnologia para a plataforma XML.
Brazil Test Center
O C.E.S.A.R e o Centro de Informática, CIn - UFPE são parceiros da Motorola em uma iniciativa que faz do Brasil o único centro mundial de verificação e integração de testes de software para celulares da marca. O projeto também conta com a participação do Instituto Eldorado, de Campinas, e da Universidade Federal de Santa Catarina, além da própria equipe de pesquisa e desenvolvimento da Motorola em Jaguariúna (SP).
O Brazil Test Center obteve um investimento total de U$ 20 milhões e representa para o C.E.S.A.R e o CIn o maior contrato para desenvolvimento de software da história do ecossistema de TI em Pernambuco.
Com o projeto, que teve início em 2005, todos os aparelhos celulares produzidos pela Motorola passam primeiro pelos testes da equipe brasileira para depois chegar ao mercado global.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Motorola Brasil, que de 1997 a 2004 já destinou US$ 175 milhões a projetos nesta área, sem considerar os US$ 20 milhões para o Brazil Test Center.

Educação e qualidade
Pernambuco é um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. Um dos fatores determinantes da viabilidade do Porto Digital é o número de faculdades de ciência da computação. O Centro de Informática da UFPE é um dos mais antigos do País e está entre os cinco melhores da América Latina.

A qualidade do capital humano do Porto Digital pode ser atestado pelas parcerias estabelecidas com multinacionais como a Borland e a Sun. O C.E.S.A.R é o único Centro Mundial de Excelência na Plataforma Java em toda a América Latina. E o Recife está entre os maiores pólos de desenvolvimento na linguagem Java do Brasil, de acordo com a Borland.
Instituto Nokia

Recife sedia também o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), uma das três unidades de desenvolvimento da Nokia no Brasil. No INdT funciona um centro mundial de desenvolvimento de aplicativos da Nokia, dedicado à criação de aplicativos em plataformas de código aberto como Linux e Java. O objetivo dessa iniciativa, de acordo com a empresa finlandesa, é tornar o Brasil um ponto de referência no desenvolvimento de aplicativos para smartphones.
(Extraído do site www.portodigital.com.br em 02 de fev de 2010)



Na Balsa \o/ \o/

0 comentários:

Postar um comentário